INTERNACIONAL
A vida útil de uma construção ou de um
elemento construtivo é
“o período, depois de
entrar em utilização, durante o qual todas as
suas propriedades relevantes estão acima de
níveis mínimos aceitáveis, considerando uma
manutenção corrente” (ASTM E632-81 1981).
Este
conceito apresenta, no entanto, várias formas
de interpretação, quando se procura aplicá-lo
efectivamente à definição da vida útil de uma
construção.
Veja-se, por exemplo, o caso das pontes. Estas
construções são realizadas para oferecer um
serviço à sociedade, permitindo acessos mais fáceis
às pessoas e ao transporte de mercadorias, entre
dois locais, separados por um obstáculo natural,
como um rio ou um vale.
Os benefícios deste serviço podem ser
quantificados tendo em conta o tempo poupado
pelos utilizadores da ponte, em vez de usarem uma
via alternativa, mais longa. O valor económico
global da ponte, durante a sua vida, pode assim
ser estimado considerando o tráfego na ponte
multiplicado pelas pessoas transportadas, pelo
tempo poupado na travessia e pelo rendimento per
capita do país. É este valor económico que justifica
a adoção de pedágios nestas obras, tornando-as um
negócio rentável.
Aspontessão,portanto,projetadasparaprestarem
um serviço, em termos de tráfego máximo diário,
referente a um certo período que se define como a
sua vida útil. Para uma ponte ser economicamente
rentável, no fim deste período, os benefícios da
circulação rodoviária devem ser superiores aos
custos de projeto, construção e manutenção. Esta
vida útil, associada à rentabilidade económica do
investimento realizado, designa-se por Vida Útil
ALCONPAT Internacional
Boletín Técnico
Asociación Latinoamericana de Control de Calidad, Patología y
Recuperación de la Construcción
04
Fernando A. Branco
Pedro Paulo
Mário Garrido
ICIST/IST – Univ. Técnica de Lisboa. PORTUGAL
Vida útil en la construcción civil
Vida útil na construção civil
Service life in civil construction
Introdução
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