ALCONPAT Int.
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Boletín Técnico 05
sobre o rio Mississipi e colapsou no dia primeiro de
agosto de 2007. Era composta por uma estrutura
mista de aço e concreto armado e desmoronou,
matando 13 pessoas e deixando mais 121 feridos.
Inaugurada em 1967, a ponte I-35W foi projetada
para ter uma vida útil mínima de 50 anos e tinha
a sua reconstrução agendada para 2020-25. A
ponte desmoronou depois de 40 anos em serviço, ao
longo dos quais sofreu inspeções bienais até 1996
e anuais a partir de então
(ESTADOS UNIDOS,
2007; STAMBAUGH e COHEN, 2007)
. A ponte
que a substituiu ganhou vários prêmios e foi
concebida com SHM desde a construção (vide Fig.
6). Projetada para uma vida útil de mais de 100
anos, a ponte foi instrumentada com um sistema
dotado de 323 sensores, que a monitoram em tempo
real e que guarda informações relativas ao seu
comportamento durante toda a sua vida útil (vide
Fig. 7). O SHM é parte importante do projeto no
que diz respeito à segurança e a durabilidade, para
que a ponte possa chegar aos 100 anos previstos.
Entre os sensores utilizados no sistema, pode-
se observar acelerômetros, sensores de corrosão
e sensores de umidade (vide Fig. 8), sensores de
corda vibrante (vide Fig. 9), entre outros. A Fig. 9
mostra ainda um exemplo de sistema de aquisição
usado na ponte
(INAUDI et. al., 2009).
Figura 6. Nova ponte I-35W (à direita da foto).
Figura 7. Distribuição dos sensores na nova ponte I-35W
(GLISIC, 2009).
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