O que é monitoração na construção civil?
Gilberto Nery
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ummaior conhecimento do comportamento do túnel
a longo prazo. Segundo
Chung et al. (2006)
isso
está permitindo uma otimização da manutenção
preventiva, evitando acidentes e diminuindo custos
(vide Fig. 4).
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Segurança - apesar do SHM não ser capaz de
evitar acidentes, os parâmetros lidos pelo sistema
e as análises que se fazem dinamicamente evitam
um acúmulo de danos e, consequentemente,
diminuem a probabilidade de falhas. Outra
questão importante é a capacidade de aviso na
eminência de um colapso, que pode evitar mortes
e a avaliação da condição da estrutura depois de
um acidente. Foi o que aconteceu na ponte I-20 que
atravessa o rio Mississipe, nos Estados Unidos da
América.
Holland (2011)
relata que após o choque
de uma balsa cheia de grãos com a ponte em abril
de 2011, o SHM foi usado para verificar o estado
da estrutura e rapidamente fornecer informações
sobre danos. Desta maneira a ponte foi interditada
por apenas 2 horas e os engenheiros ficaram atentos
ao comportamento da ponte nas semanas seguintes
(vide Fig. 5).
l
Durabilidade – O histórico de comportamento
criado pelo SHM proporciona uma condição
favorável à identificação das causas de problemas,
além de permitir a rápida identificação do dano,
auxiliando na correção do fato.
Figura 4: componente do ATMS
(AUTOMATIC TUNNEL MONITORING SYSTEM, 2011).
Figura 5. Ponte I-20 e imagem do programa de monitoramento, mostrando inclusive a operação de desencalhe da balsa
(HOLLAND, 2011).
Para melhor ilustrar o uso e as potencialidades
do SHM, alguns exemplos de estruturas dotadas do
sistema serão dados a seguir.
4. Exemplos de uso do SHM
4.1 Ponte I-35W, EUA
A foto inferior à direita da Fig. 1, mostrada no início do título, mostra a ponte I-35W, que passava