ALCONPAT Int.
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Boletín Técnico 03
granulométrico dos agregados, diminuição dos
teores de água, utilização correta dos vários tipos
de cimento disponíveis, aditivos e adições, enfim,
de toda a composição dos traços, em contrapartida
as estruturas ficam cada dia mais arrojadas devido
à evolução técnica dos materiais, exigências de
maiores vãos e espaços urbanos mais limitados.
Contribui para o arrojo das estruturas modernas
as novas metodologias de cálculo estrutural,
tanto no conhecimento dos esforços por métodos
computacionais sofisticados como também do
conhecimento dos estados de trabalho das peças em
estado de serviço e último.
Em resumo paralelamente se evolui no
conhecimento dos materiais, métodos e técnicas e se
sofisticam as obras, com aumento dos vãos gerando
esforços indiretos de grande magnitude nas peças
o que vem a gerar fissuras de grandes aberturas
devido ao comportamento não previsto, ou seja,
apesar da evolução tecnológica em todos os sentidos,
a fissuração excessiva do concreto continua sendo
uma constante nas obras da engenharia civil.
Há vários anos tem sido feito tentativas de
desenvolvimento de sistemas para realizar o um
diagnóstico objetivo do aparecimento de fissuras
(DAL MOLIN et al., 1997).
A metodologia mais utilizada para determinação
da profundidade das fissuras é pormeio dautilização
da técnica de Ultrassom
(HERNANDEZ,1999)
.
O projetista de estruturas em geral tem o seu
raciocínio voltado para a segurança e por tanto
está sempre pensando nas estruturas de concreto
e nas fissuras relacionadas com as tensões de
tração, mas não são somente as tensões geradas
por carregamentos diretos provocam as fissuras,
existem muitos outros efeitos que influem na
fissuração.
Os esforços mais comuns e que levam à
fissuração devido a esforços externos aplicados são
aqueles que geram tensões de tração, tais como
2. Fatores que provocam a fissuração no concreto
2.1. Fissuras decorrentes de cargas diretas
flexão, cisalhamento, punção, torção, alguns casos
de protenção e outros.
O mau dimensionamento ou detalhamento
incorreto de peças especiais pode levar também a
fissuras importantes, tais como consolos, apoios
do tipo Gerber, insuficiência ou comprimento
inadequado de armaduras de ancoragem, de
suspensão, de fretagem e outras.
As figuras a seguir mostram alguns tipos de
fissuras originadas por esforços externos aplicados
em peças normais e especiais:
Figura 1. Fissuras verticais em silos por efeito da tração tangencial
por erro de projeto, verifica-se que o esforço foi de tal magnitude que
um dos silos rompeu.
Figura 2. Fissuras em viga pré-moldada provocada por insuficiência de
armadura de suspensão.
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